MENU

Agricultura Familiar na luta global contra o coronavírus

Publicado: 02 Abril, 2020

Agricultura Familiar tem sido ativa nos espaços de diálogo e construção de medidas de prevenção contra a crise do Novo Coronavírus. Entre os posicionamentos, destaca-se a importância de manter a saúde da população no meio rural sem deixar de continuar produzindo alimentos para assegurar o abastecimento do povo.



“Para nós, Agricultura Familiar, que somos responsáveis pela produção de alimentos, mesmo neste momento de crise o “ficar em casa” significa continuar produzindo alimentos: o leite, a mandioca, o feijão, os legumes, e muitos outros estão em processo de produção. Porém, é também importante criarmos uma campanha mostrando que a produção de alimentos também é essencial assim como a saúde e precisa se manter em funcionamento”, explica Marcos Rochinski, coordenador geral da Contraf Brasil.



Ele destaca que se a crise se perdurar sem mecanismos que garantam a produção de alimentos, o país poderá ter problemas de abastecimento. “Quem produz alimentos para matar a fome do brasileiro não é o agronegócio. São, exatamente, os agricultores familiares, os assentados da reforma agrária, as comunidades tradicionais e assim por diante, que produz 70% dos alimentos da cesta básica dos brasileiros. Então, essa produção precisa chegar até os centros consumidores. Precisamos pensar em formas de proteger sim a saúde, mas também possibilitar uma forma de escoamento dessa produção livre de contaminação e que assegure a população o direito de continuar a se alimentar adequadamente”, alerta.



A Contraf Brasil já assinou diversos manifestos, cartas, recomendações, junto com as organizações sindicais e sociais que se posicionam em defesa da garantia da saúde, da alimentação saudável, da moradia digna, da renda e do crédito para manter os serviços e a economia do país, resguardando a vida dos povos Campo, da Floresta e das Águas, como também de toda a classe trabalhadora.



Manifestos publicados e que levam também a assinatura da Contraf Brasil



Movimentos sociais apresentam solução emergencial de 1 bi para alimentar população vulnerável



Plataforma Emergencial para o Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus e da Crise Brasileira



Entidades propõem medidas para garantir o direito à alimentação e combater a fome em tempos de Coronavírus



- Pernambuco: carta aberta: organizações e movimentos sociais propõem política de enfrentamento à pandemia



- Manifesto das Organizações da Agricultura Camponesa e Familiar de SC



- NOTA : Coronavírus: solidariedade e políticas públicas



- Manifesto por Transparência e Garantia de Participação Social nas deliberações do Congresso Nacional durante a pandemia do COVID-19



- ANA repudia a tentativa de remoção das famílias do Território Ancestral Quilombola de Alcântara

Incorpore esta galeria, selecione o código abaixo e inclua em seu site
carregando